Artigo VTCD
PARA AVALIAÇÃO DO SEU IMPACTO EM
ACIONAMENTOS À VELOCIDADE VARIÁVEL CA
Grupo: (LCCE)
Viviane Reis de Carvalho Fonseca1 e Selênio Rocha Silva2
Universidade Federal de Minas Gerais 1
Av. Antônio Carlos 6627 , Belo Horizonte, MG, Brasil viviane@cpdee.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais 2
Av. Antônio Carlos 6627 , Belo Horizonte, MG, Brasil selenios@cpdee.ufmg.br Resumo. Este artigo descreve o comportamento de um acionamento à velocidade variável CA (AVV CA) frente aos afundamentos de tensão equilibrados e desequilibrados. Este comportamento foi avaliado através de simulações no domínio do tempo de um sistema constituído por um AVV CA e um motor de indução trifásico com carga tipo torque constante. A partir dos resultados foi feita uma comparação entre os índices de afundamentos de tensão já propostos em trabalhos anteriores. O objetivo desta comparação foi avaliar a capacidade destes índices de representar a sensibilidade de cargas trifásicas como os AVV’s CA e discutir sobre a viabilidade de utilização dos mesmos. O uso de índices adequados na estimativa das ocorrências de afundamentos de tensão proporciona um melhor entendimento da compatibilidade entre o sistema elétrico e a carga.
Palavras-chave: Qualidade da energia elétrica, Afundamento de tensão equilibrado e desequilibrado, Acionamento à velocidade variável, Índices para afundamentos de tensão.
1.
INTRODUÇÃO
O afundamento de tensão, definido por Bollen na Ref. [1], é uma variação de tensão de curta duração, com amplitude (valor eficaz) entre 0,1 e 0,9 pu da tensão nominal, e duração inferior ou igual a um minuto. Este distúrbio é um dos mais importantes que afetam a qualidade da energia elétrica (QEE), sendo responsável pela maior parte dos prejuízos financeiros em indústrias devido a problemas de QEE (Ref. [1]).
Muitos trabalhos discutem como analisar este problema e como avaliar as soluções existentes para o mesmo.
Para um diagnóstico adequado do impacto