Caracterização da drenagem fluvial e a variabilidade espaço-temporal da vazão específica média nas bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e peixe, no Oeste do estado de São Paulo
Lucinete F. Andrade
Paulo Cesar Rocha
Resumo (até 500 caracteres)
As bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe estão localizadas na porção Oeste do estado de São Paulo e por possuírem características geográficas semelhantes especialmente em termos climáticos, foi realizado um estudo da vazão específica média, juntamente com a caracterização da drenagem fluvial. Análise esta que demonstra a influência direta do sistema de drenagem na vazão específica, até mesmo quando levado em consideração a variabilidade temporal.
Palavras-Chaves (três palavras-chaves)
Geomorfologia fluvial, Sistema de drenagem, vazão
Abstract (até 500 caracteres)
The Aguapeí and Peixe river Basins are located in the west of São Paulo state and have similar geographical characteristics, especially about climatic term. Because of this similarity a study of average specific discharge was performed, as well as the characterization of the fluvial drainage. This analysis demonstrates the direct influence of the drainage system at the specific discharge, even when taken into account the temporal variability.
Keywords (três keywords)
Fluvial geomorphology, drainage system, discharge
Introdução (até 2000 caracteres)
A bacia hidrográfica, definida por Silveira (2001) como uma área de captação da precipitação é a área de convergências dos escoamentos para um único ponto de saída.
É composta basicamente por um conjunto de superfícies de vertentes e de uma rede de drenagem formada por diversos cursos d’água que confluem até resultar um leito único no exutório.
Do ponto de vista da gestão, conforme apontado por Guerra e Cunha (1996), as bacias hidrográficas são consideradas excelentes unidades de coordenação dos elementos naturais e sociais, pois, nessa óptica, é possível acompanhar as