caracterizacao do inhamum
Localiza-se no oeste caxiense, no 2º Distrito do município, próximo ao perímetro urbano, separado pela BR 316, a uma distancia de 4 Km da sede da Prefeitura Municipal. Com área de aproximadamente 3.000 há.
A região é cortada pela MA 127 que liga Caxias a São João do Sóter. O solo do Inhamum é de Areia quartzosa (Neossolo Quartzarênico) ácido e pobre em nutrientes. Devido a sua fragilidade qualquer agressão pode resultar em desequilíbrio ecológico. Nas áreas que sofreram constantes agressões como desmatamento e queimadas, o solo encontra-se erodido, lixiviador e já não apresenta matéria, orgânica na sua composição. Nas áreas naturais de mata ciliar, onde a vegetação é abundante e a ação microbiana é maior, o solo apresenta cor escura, é menos ácido e mais fértil devido a quantidade de matéria orgânica que o compões.
Sua topografia irregular com suaves ondulações que vão de 80 a 180, sendo que de 80 a 110 são planícies, 111 a 160 vertentes e de mais de 161 são os topos onde são classificas em planas, retilíneas, côncavas e convexas. Os olhos d’água, brejos, lagoas e córregos estão localizados nas terras baixas, enquanto as pequenas elevações formam os divisores de águas pluviais. Esse fator associado à fragilidade do solo, principalmente, ao desmatamento contribuiu para o assoreamento dos mananciais, no período chuvoso as águas pluviais aceleram esse processo erosivo por efeito gravitacional carreiam os detritos que são depositados nos leitos das lagoas e dos córregos, assoreando-os.
Características Geológicas da Área de Proteção Ambiental do Inhamum
A Área de Proteção Ambiental do Inhamum apresenta três características geológicas, a Formação Mutuca, Corda e Aluviões.
Formação Mutuca
Aflora numa faixa contínua e relativamente estreita, margeando as escarpas da bacia sedimentar do Parnaíba, estendendo-se de leste para o este. É constituído por folhelhos de cor vermelho - tijolo, com lentes delgadas de calcário e anidrita; estão