Caracteriza o Mec nica dos Materiais 1
Limite de resistência:
O limite de resistência à tração de um material é calculado dividindo-se a carga máxima suportada pelo mesmo pela área da seção reta inicial.Esse limite, tal como os demais, é expresso em unidades de tensão.Deve-se notar que o limite de resistência é calculado em relação a área inicial.Essa é uma observação importante,particularmente para os materiais dúcteis, pois os mesmos sofrem uma redução de área quando solicitados pela carga máxima.
Embora a tensão verdadeira que solicita o material seja calculada considerando-se a área real, a tensão tal como definida anteriormente é mais importante para o engenheiro, pois os projetos devem ser feitos com base nas dimensões iniciais.
Em virtude da área da seção reta de um material dúctil poder se reduzir antes da ruptura, o limite de ruptura pode ser inferior ao limite de resistência.
Por definição, ambos são calculados considerando-se a área inicial.
Limite de escoamento:
O limite de escoamento é o ponto onde começa o fenômeno escoamento, a deformação irrecuperável do corpo de prova, a partir do qual só se recuperará a parte de sua deformação correspondente à deformação elástica, resultando uma deformação irreversível. Este fenômeno se situa logo acima do limite elástico, e se produz um alongamento muito rápido sem que varie a tensão aplicada em um ensaio de tração. Mediante o ensaio de tração se mede esta deformação característica que nem todos os materiais experimentam.
Ductilidade:
A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis. Isto é quando, por exemplo, um plástico é rasgado ao meio, esse processo entre esticá-lo até rasgá-lo é chamado de ductibilidade. Um material dúctil é aquele que se deforma sob tensão cisalhante. Ouro, cobre e alumínio são metais muito dúcteis. O