Propriedades Mec nicas
Provavelmente a primeira propriedade de um material que nos vem à mente,particularmente quando em conexão com estruturas tão grandes como pontes ou edifícios, é a resistência mecânica.Outras propriedades mecânicas são elasticidade,ductilidade,fluência,dureza e tenacidade.Cada uma delas está associada à habilidade do material resistam a todas as deformações,uma mola, por exemplo, deve alongar –se quando solicitado um esforço,embora não deva persistir nenhuma deformação permanente após deve ficar permanente deformado durante a operação de moldagem.
A fim de se ter uma base comum para fazer comparações entre as propriedades estruturais e os efeitos das condições em serviço nas mesmas, vamos primeiramente definir alguns dos termos mais comuns em engenharia.
Tensão é definida como a força por unidade de área e é expressa em libras por polegadas quadrada (psi) ou em quilograma força por centímetro quadrado(Kgf/cm2) ou por milímetro quadrado (Kgf/mm2).A tensão é calculada simplesmente dividindo-se a força pela área na qual atua.
Como efeito da tensão, te-se a deformação. O engenheiro comumente expressa deformação em uma de duas maneiras(1) o número de centímetros de deformação por centímetro do comprimento, ou(2) o comprimento deformado como uma porcentagem de comprimento original. A deformação pode ser elástica ou plástica.
A deformação elástica é reversível, desaparece quando a tensão é removida. A deformação elástica é praticamente proporcional à tensão aplicada. O módulo de elasticidade (módulo de Young) é o quociente entre a tensão aplicada e a deformação elástica resultante.Ele está relacionado com a rigidez do material.O módulo de elasticidade resultante de tração ou compressão é expresso em psi ou em Kgf/mm 2.O valor deste módulo é primordialmente determinado pela composição do material e é apenas indiretamente relacionado com as demais propriedades mecânicas.
Deformação plástica é a deformação permanente provocada por tensões
que