Caracteristicas fisicas do alentejo
Clima
O clima do Alentejo é temperado, com características mediterrânicas e continentais. Os verões são quentes e secos, os invernos húmidos e frios, registando-se, na primavera e no outono, temperaturas amenas e amplitudes térmicas moderadas.
A média das temperaturas mínimas nos meses mais frios – Dezembro e Janeiro – ronda os 6º; a média das temperaturas máximas dos meses mais quentes – Julho e Agosto – atinge os 30º. Estes valores médios incluem, no Inverno, dias com temperaturas perto ou levemente abaixo dos 0º e, nos Verões mais quentes, o mercúrio pode subir acima dos 40º. As amplitudes térmicas no Verão são significativas, por vezes da ordem dos 15-20º. Na faixa costeira, as temperaturas e amplitudes térmicas são amenizadas pela influência do mar.
O Inverno requer bons agasalhos e o Verão roupa fresca e leve, um casaco para a noite, óculos de sol e um bom protector solar.
RiosguadianaAlmançorAlquevaDegebe
Relevo
O território de Intervenção caracteriza-se, morfologicamente, pela existência de extensas áreas de planície (a cotas inferiores aos 400 metros), surgindo nalgumas áreas do território zonas com relevo acentuado mas sem características montanhosas, como é o caso dos concelhos do Alandroal e parte de Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa.
A geografia física do território é bastante uniforme, com a planície a dominar a paisagem quase por completo, com altitudes que na maior parte do território ondulam entre os 200 e os 400 m, interrompida aqui e ali por vales e por serras com vertentes pouco inclinadas e semeada de barragens relativamente extensas.
A única excepção é o vale do rio Guadiana, que atravessa a extremidade sueste do distrito e que por vezes é bastante profundo, com especial destaque para a região de
Alqueva, onde o vale chega ter mais de 100 m de profundidade relativamente aos terrenos circundantes. Por esse motivo, foi essa a localização escolhida para a