caracteristicas economica do periodo pré colonial em angola
A) Desinteresse x interesse comercial e de exploração;
Alianças x conflitos com grupos tribais;
Colonização acidental x colonização projetada;
Civilização x barbárie.
Após a oficialização do achamento do território brasileiro, pelos portugueses, foram absolutamente poucas as viagens realizadas por estes até o Novo Mundo. Um certo desinteresse que levantou sérios questionamentos, por parte de outras nações, a respeito da divisão do mundo entre Portugal e Espanha.
Portugal havia oficializado a descoberta, mas não fazia o devido uso dela, oportunizando que exploradores de outras nacionalidades assim o fizesse. Os franceses foram os primeiros a questionar essa divisão do globo e a estabelecer um comércio de trocas com os povos que aqui viviam, colocando em sérios riscos a soberania lusitana nessas terras.
Mesmo não apresentando grandes recursos para satisfazer a notória cobiça dos portugueses, tornou-se necessário ocupar a colônia, tanto por motivos políticos, para garantir a possessão, como para seguir a estratégia de fixar povoações que auxiliassem os navios da carreira lucrativa. Torna-se necessário salientar que o Brasil era para os portugueses uma rota alternativa para o oriente; mas com a queda das relações comerciais entre esses últimos devido aos altos custos das expedições o Brasil tornasse uma boa aposta para os investimentos econômicos (exploração de metais preciosos e agrícolas). Com base nesses acontecimentos Portugal passa, então, a adotar algumas ações mais efetivas ao território do Brasil, tais como: a expulsão dos corsários do litoral brasileiro e a tentativa de pôr em prática, já em 1516, as primeiras experiências de ocupação do território dando início ao sistema conjunto de capitanias de terras e capitanias de mar, à maneira do que comumente, vigorava no oriente.
Para que esse plano se realizasse era necessário que Portugal enfrentasse, não apenas os comerciantes