Caracteristicas do Romantismo Brasileiro
Romantismo no Brasil
Castro Alves
São Bernardo do Campo
2015
Romantismo Brasileiro
Os escritores românticos procuravam reescrever ou criar histórias para o Brasil, por isso eles procuravam também fugir um pouco dos clássicos da Literatura, o Brasil precisava de uma arte renovada, eles precisavam cortar qualquer ligação com a antiga metrópole e buscar algo diferente, sendo típicos brasileiros.
As principais características do Romantismo Brasileiro são:
Liberdade de criação e de expressão;
Nacionalismo;
Historicismo;
Medievalismo;
Individualismo;
Critica Social;
Confessionalismo.
Historicismo, Medievalismo e Nacionalismo: Exaltação dos valores e heróis nacionais, ambientando seu passado histórico.
Individualismo: Os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, muitas vezes definida por emoções e sentimentos.
Critica Social: O Romantismo pode assumir um caráter combativo de oposição e critica social, observamos sua ocorrência na sua última fase.
Confessionalismo: Os sentimentos pessoais do autor em dado momento de sua vida são expressos nas obras.
Castro Alves
Seu nome inteiro é Antônio Frederico de Castro Alves; filho de um médico e formado em Direito em Recife, nasceu em 1846 na cidade baiana de Curralinho.
Castro Alves é um importante poeta do Condoreirismo, terceira fase do romantismo.
Com fortes ideias políticas, escreveu em fator da abolição da escravatura durante toda a sua carreira. Teve ajuda do amigo Rui Barbosa, com quem compartilhava as ideias abolicionistas. Infelizmente, Alves morreu antes que os escravos fossem libertados, a Lei Áurea foi assinada apenas em 1888.
Castro Alves pertence ao Condoreirismo, que é a terceira fase do Romantismo. O movimento tem o social como temática principal.
Os autores da época questionavam a escravidão e apoiavam a proclamação da republica.
Alves é o principal poeta cordoeiro, Fagundes