Romantismo brasileiro
Nomes: Daniele Melo e Larissa Machado
Números: 9 e 17
Turma: 1208
Professor: Jurandir
Índice
Introdução_____________________________________________________2
Desenvolvimento________________________________________________3
Conclusão_____________________________________________________11
Bibliografia____________________________________________________12
Introdução
O Romantismo foi um movimento que surgiu no final do século XVIII na Europa e que espalhou-se pelo mundo até o final do século XIX. Movimento este ganha maior força na França e que foi marcado por dois acontecimentos históricos: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Devido a influência que sofre destes acontecimentos, o Romantismo é considerado a arte da burguesia em ascensão; representa os gostos, os valores e os interesses dessa classe social, além de ser feita para este público.
O Romantismo no Brasil coincidiu com o movimento de independência política do Brasil em 1822, em que se enfatizava as belezas da então colônia portuguesa. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do país. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso país e o cotidiano popular.
Desenvolvimento
O Brasil possuía condições socioculturais muito diferentes das encontradas nos países europeus. Mantinha-se as estruturas escravistas, de latifúndio e uma monarquia conservadora. Entretanto, em 1808, a vinda da corte portuguesa proporcionou ao Rio de Janeiro grandes melhorias, que transformam a cidade em um centro urbano. Houve a fundação de institutos de ensino, bibliotecas, casas tipográficas e, principalmente, de órgãos de imprensa que contribuíram para agilizar a circulação de informações e formação de ideias no país.
A insatisfação das