caracteristicas de um grupo
DISCIPLINA: PSICOLOGIA GERAL
Características de um Grupo*
Nos diversos ambientes nos quais circulamos, convivemos em diferentes grupos. Ainda que o termo grupo seja bastante utilizado no nosso dia-a-dia, vale salientar que para a psicologia nem todo conjunto de pessoas pode ser considerado um grupo.
O quadro abaixo traz algumas das principais contribuições que ajudam a compreender as características de um grupo. As quatro primeiras características compõem os critérios fundamentais de um grupo, que o diferencia de um simples agrupamento de pessoas.
CARACTERÍSTICA
o
N de pessoas
Consciência mútua
Interação mútua
Objetivo em comum
Normas
Papéis
Relações Afetivas
Todo ≠ soma das partes
Tamanho
Identidades individuais
Forças contraditórias
ESPECIFICAÇÃO
Um conjunto de duas ou mais pessoas (Bowditch & Buono, 2002).
Os membros do grupo são psicologicamente conscientes uns dos outros (Bowditch
& Buono, 2002).
Os membros interagem entre si (Bowditch & Buono, 2002). Agem e reagem de modo que seus comportamentos tornam-se mutuamente influentes (Fraser, 1978).
O grupo possui uma meta em comum (Bowditch & Buono, 2002), desenvolve objetivos grupais compartilhados (Fraser, 1978).
O grupo constrói normas internas que os membros devem seguir, de modo que os desviantes sofrem desaprovações ou punições do grupo (Fraser, 1978).
O grupo desenvolve um conjunto de papéis, aos quais as normas estão associadas
(Fraser, 1978).
Um conjunto de relações afetivas é estabelecido; os membros não são emocionalmente neutros ou indiferentes uns aos outros (Fraser, 1978).
Um grupo não é um mero somatório de indivíduos. Ele se constitui como uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios específicos (Zimerman, 1997).
É interessante que o tamanho não exceda o limite que ponha em risco a preservação da comunicação, tanto visual como auditiva (Zimerman, 1997).
Ainda que exista uma