Caracteristicas de analises toxicologicas
MOREAU, Regina Lúcia de Moraes. Características das Análises Toxicológicas. In: MOREAU, Regina Lúcia de Moraes; SIQUEIRA, Maria Elisia Pereira Bastos de. Toxicologia Analítica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. cap. 1. P. 3-9. (Ciências Farmacêuticas).
“A Toxicologia é a ciência que tem como objetivo de estudo o efeito adverso das substâncias químicas que interagem com organismos vivos”. (p.3)
“A Toxicologia pode estar dividida em três ramos, de acordo com os diferentes campos de atuação”. (p.3)
“Toxicologia Analítica ou Química: Consiste na identificação e/ou quantificação dos toxicantes e/ou de seus metabólitos ou na detecção de algum parâmetro relacionado à exposição que provoque alterações bioquímicas funcionais no organismo”. (p.3)
“Toxicologia Clinica ou Médica: consiste no estudo de sintomas e sinas clínicos visando prevenir ou diagnosticar a intoxicação e orientar o tratamento”. (p.3)
“Toxicologia Experimental: consiste em identificar e compreender os mecanismos de ação tóxica sobre o sistema biológico e avaliar os efeitos decorrentes dessa ação”. (p.3)
“Mais especificamente, o objeto da Toxicologia abrange as propriedades físicas e químicas dos agentes tóxicos, os efeitos fisiológicos ou comportamentais nos organismos vivos, os métodos qualitativos e quantitativos para análises em materiais biológicos e não-biológicos e o desenvolvimento de procedimentos para o tratamento de intoxicação”. (p.3)
“O toxicologista analítico precisa ser capaz de identificar tais compostos, diferenciá-los de outros similares a eles e quantificá-los em um tempo razoavelmente pequeno. Além do mais, a disponibilidade de amostra é geralmente limitada, e pode tratar-se de matrizes complexas nas quais as substâncias de interesse toxicológico podem estar presentes em quantidades íntimas”. (p.4)
“Na aplicação forense, as análises toxicológicas são empregadas para fins judiciais. São desenvolvidas com a finalidade de identificar