ANALISES CLINICAS
O Farmacêutico é um profissional com formação multidisciplinar que atua em várias áreas da saúde, sendo de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, participando em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor cientifico e intelectual. Capacidade ao exercício de atividades referentes aos fármacos e medicamentos, às analises clinicas e toxicológicas, produção e analise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atenção para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
ANALISES CLÍNICAS
O farmacêutico é o responsável por auxiliar o médico na detecção de patologias e condições fisiológicas através de exames em materiais biológicos. Pode atuar em laboratório de análises clinicas.
Suporte laboratorial para os médicos proporcionando melhor atendimento do paciente e da patologia. Melhoria na qualidade de vida e saúde das pessoas. Melhor diagnóstico das patologias. Acompanhamento da evolução gerando prognóstico. Controle de doenças crônicas. Avaliação do tratamento após o diagnóstico. CAMPOS DE ATUAÇÃO
Biologia molecular
O farmacêutico nesta área destaca o desenho de primer (transferir as características genética ) para sua produção e uso nas reações de PCR(identificação de carga viral), a elaboração de protocolos dos procedimentos que utilizam os reagentes, e o preparo das amostras biológicas para os procedimentos.
Gestão laboratorial
O farmacêutico gestor deve possuir de grande bagagem técnica, aliada a conhecimentos administrativos adquiridos no decorrer de sua carreira profissional. Deve exercer um papel de liderança no seu grupo, gerindo processos, custos, biossegurança, meio ambiente e ética.
Toxicologia
Atua na identificação das substancias químicas nas áreas de alimentos, medicamentos, ocupacional, social e ambiental. O farmacêutico deve ser capaz de reconhecer o risco químico decorrente da exposição, internacional ou não, aos