Analises Clinicas
1 Introdução: 2
2 Ramo de analises clinicas: 3
3 Profissionais que podem atuar em laboratórios de analises: 4
3.1 Principais campos de atuação: 6
4 Fases do processo analítico: 9
5 Acreditação do laboratório: 11
6 Qualidade e boas praticas: 12
7 Conclusão: 13
Referencias bibliográficas: 14
1 Introdução:
Os laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta do material biológico e termina com a emissão de um laudo. Sendo de suma importância para o diagnóstico precoce de neoplasias e demais doenças causadas por vírus, bactérias entre outros fatores.
Junto com a evolução das técnicas analíticas surgiram também novas informações sobre o funcionamento do organismo, a reação do mesmo às ações medicamentosas e a doença em si.
Além do biomédico que é o profissional especifico dessa área o farmacêutico pode contribuir no ramo aplicando seus conhecimentos para desempenhar essa função.
2 Ramo de analises clinicas:
A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames.
As análises podem ser realizadas por vários profissionais diferentes como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário na área de análise clínica e conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão fiscalizador.
A análise clínica, como já foi dito, é feita a partir de um exame pedido pelo médico. Essa análise ajuda a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde. O exame pode incluir, por exemplo, a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisadas e servirem para construir dados. Como esse material pode variar