Sistemas De Apoio A Decis O
Fundamentos de Sistema de Informação
28 de Março de 2015
Sistemas de Apoio a Decisão
“Os Sistemas de Apoio a Decisão ajudam os gerentes de nível médio a tomar decisões não usuais, Eles focam problemas únicos e que se alteram com rapidez, tentam responder questões como: Qual seria o impacto do na programação de produção se dobrássemos as vendas em dezembro? O que aconteceria ao nosso retorno sobre o investimento se a programação de determinada fábrica se atrasasse em seis meses?
Embora os SADs usem informações internas obtidas do SPT e do SIG, frequentemente recorrem a informações de fontes externas, tais como o valor corrente das ações ou os preços dos produtos concorrentes. Esses sistemas usam uma série de modelos para analisar os dados, ou então condensam grandes quantidades de dados em um formato que possa ser analisado pelos tomadores de decisão. São projetados de modo que os usuários possam trabalhar com eles diretamente – ou seja, incluem software de fácil interação com o usuário.”
*Laudon e Laudon – Sistemas de informação Gerenciais.
Exemplos de Sistemas de Apoio a Decisão
EPR – Enterprise resource planning
(Sistema integrado de gestão empresarial)
EPRs são sistemas que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema com uma arquitetura que facilita o fluxo das informações entre todas as atividades de uma empresa, como a fabricação, logística, finanças, recursos humanos. Tem como objetivo auxiliar a empresa nas várias fases de seu negócio, como desenvolvimento de produtos, compra de itens, interação com fornecedores, serviços a clientes.
ERPs tem uma grande importância em grandes corporações por fornecer uma maior confiabilidade nos dados com monitoração em tempo real, considerando que os funcionários responsáveis pela entrada dos mesmos tenham comprometimento com isso, as informações trafegam em tempo real, do momento da venda, a fabricação, do estoque a logística, tudo é realizado com dados