intervenientes da escola
Quem circula pelos corredores de uma escola, o quadro que observa é o professor frente a uma turma de alunos, sentados ordenadamente ou realizando uma tarefa em grupo, para aprender uma matéria. De fato, tradicionalmente se considera como componente da acção didáctica a matéria, o professor e os alunos.
A reflexão sobre o papel do professor, na educação, passa por observar o plano curricular que ele usa, pois os sistemas educativos reflectem geralmente, a determinação política, económica e social de quem o elaborou. É impossível o professor exercer a sua actividade fora de um sistema educativo.
A falta de unidade da acção educativa em torno de directrizes, normais, desempenho de funções, rotinas, pode resultar em situações que comprometem o trabalho.
O presente trabalho trás reflexões sobre vários pontos de vista em relação as funções dos intervenientes no processo de ensino e aprendizagem.
1.1 Objectivos:
1.1.1 Objectivo geral
Descrever os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem;
1.1.2 Objectivos específicos
Indicar o papel de cada interveniente no processo de ensino e aprendizagem
Relacionar as funções dos intervenientes.
2.0 Organização e gestão escolar
Toda a instituição escolar necessita de uma estrutura de organização interna. O termo estrutura tem sentido de ordenamento e disposição das funções que asseguram o funcionamento de um todo no caso a escola. Esta estrutura é representada graficamente num organigrama que mostra as inter relações entre os vários sectores e funções de uma organização.
2.1 Papel de cada interveniente no processo de ensino e aprendizagem
2.1.1 Conselho da escola
Tem funções politico pedagógico, definido como órgão colegiado que representa a comunidade escolar, bem como gerir colectivamente a escola, conhecendo e participando da realidade e indicando caminhos que levem a uma pratica democrática comprometida com a qualidade socialmente referenciado. O conselho de escola tem funções consultivas,