caracteristicas culturais bacterias
O experimento tem como objetivo isolar colônias de microrganismos diferentes para possível determinação de gênero ou espécie bacteriana através de suas características culturais.
2.METODOLOGIA
Para a obtenção dos microrganismos presentes no ar utiliza-se uma placa de Petri, que deve permanecer aberta por aproximadamente 30 minutos.
A placa deve ficar fechada em estufa durante uma semana para que os microrganismos existentes se proliferem formando colônias. Com as colônias formadas, uma delas é escolhida para seu isolamento em outra placa de Petri e tubo com meio inclinado. Para isso, acende-se o bico de Bunsen e então próximo a ele, abre-se a placa com as colônias e com a alça ou agulha de inoculação esterilizada por último, transfere-se o microrganismo escolhido para uma nova placa. Então repete-se o procedimento para um tubo com meio inclinado. A esterilização é feita uma última vez para evitar contaminação no meio. As placas e tubos foram deixados na estufa por mais uma semana, para que fosse possível analisá-los e classificá-los conforme suas características sensoriais.
3. RESULTADOS
Na primeira semana, houve a proliferação dos microrganismos do ar e como resultado obtivemos 18 colônias, foram escolhidas três diferentes para analisar mais sobre suas características.
Figura 1 - Placa da contaminação do ar com as 18 colônias.
Escolhemos as colônias: 1, 14 e 17
Colônia 1
Borda: indefinida e peluda.
Tamanho: 2cm de diâmetro, grande em relação as demais.
Forma: redonda.
Cor: branca.
Elevação: não há.
Colônia 14
Borda: bem definida com coloração levemente esbranquiçada.
Tamanho: 1cm de diâmetro.
Forma: redonda.
Cor: amarela.
Elevação: não há.
Colônia 17
Borda: definida.
Tamanho: 2mm de diâmetro.
Forma: redonda.
Cor: amarela.
Elevação: não há.
Depois de isolar essas colônias escolhidas em outra placa de Petri e no tubo de meio inclinado chegamos aos seguintes