caracteristica dos meios
Mídia, que vem do latim médium, que significa meio. Tem como objetivo estudar o consumidor para saber como, onde, com que frequência ele deverá ser atingido, com o mínimo de ruídos possíveis – sempre levando em consideração o custo-benefício, uma vez que o investimento em propaganda consome uma grande parte da verba do anunciante.
A mídia faz parte do marketing, e é por função do seu profissional criar um plano que atenda os objetivos e estratégias de marketing e que, além disso, permita a adequação dos veículos de comunicação. Dentro desse plano de marketing, é necessário que desenvolva um plano de mídia que contenha:
Objetivos de mídia
Estratégias de mídia
Tática de mídia
Cronograma de veiculação
Programações
Resultados simulados dos esquemas de veiculação.
O profissional de mídia, de acordo com seu produto, deve selecionar os melhores meios para atingir o seu público alvo. Nessa seleção, é necessário considerar quatro variáveis: cobertura, frequência, formato e continuidade. Essas variáveis se apresentam de diferentes formas nos quatro tipos de veículos: visuais, auditivos, audiovisuais e interativos.
1.1. Veículos visuais:
Imprenso: jornais, revistas e periódicos especializados.
Outdoor: cartazes, painéis luminosos.
Mobiliário urbano: equipamentos de utilidade pública com espaços para mensagens comerciais e/ou de patrocínio, como placas de orientação e sinalização, relógios, marcadores de temperatura, protetores para pontos de ônibus, etc..
1.2. Veículos auditivos:
Rádio e serviço de alto-falantes.
1.3. Veículos audiovisuais
Televisão, cinema e internet.
1.4. Veículos interativos
Internet e mídia digital.
2. Características de mídia dos meios
Com o intuito de entender as particularidades de cada meio, o rádio, a TV, o cinema, o outdoor, jornal e a revista serão apresentados de forma íntegra, com características de mídia que abrangem: segmentação, seletividade, comunicação de massa, regionalização, agilidade