Car Ter Moral
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.
Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.
Moral é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social. Em um primeiro momento, o sujeito moral é aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas.
A moral diz respeito a ação moral concreta, quando nos perguntamos o que devemos fazer, como agir em determinada situação, o que é certo, o que é condenável, e assim por diante. Caráter histórico e social da moral
Em um primeiro momento, os valores morais são herdados. Ao nascermos, o mundo cultural é um sistema de significados ja estabelecido, de tal modo que aprendemos desde cedo as regras de comportamento. Existe portanto, uma moral constituída, segundo a qual se distingue o ato moral do imoral.
As regras variam conforme o tempo e o lugar, bem como dependem das formas de relacionamento e das praticas de trabalho. A medida que as relações se alteram, ocorrem modificações nas normas de comportamento coletivo. Essas mudanças eram mais lentas antigamente, mas foram se acelerando a partir da segunda