CAR TER HIST RICO DA MORAL
Moral vem do latim mores que quer dizer costumes, a moral seria comportamento individual dos indivíduos numa comunidade social, nos referimos moral aos costumes naturais e valores determinados pela comunidade.
As sociedades se sucediam as outras, também as morais concretas, efetivas, se sucediam e substituíam umas as outras. Por isso, podia se falar da Moral da Antiguidade, da moral feudal própia da Idade Média, da moral burguesa na sociedade moderna, etc. Por isso se diz moral histórica, a moral é um fato histórico um aspecto da realidade na sociedade, no ser - humano mutável com o tempo. É como se comporta o ser humano diante de uma sociedade.
Na história da moral seguiam-se três direções fundamentais para a moral:
1- Deus como origem ou fonte da moral, que era procurar fora do homem um ser que o transcende;
2- A natureza como origem ou fonte da moral, seria a natureza que influenciava e não o homem;
3- O homem (ou o homem em geral) como origem ou fonte da moral, o homem não seria um comum, mas abstrato, irreal, situado fora da sociedade e da história.
O comportamento da moral se encontra no homem desde que ele existe como tal, mas para acentuar o caráter histórico da moral era obtido nas três concepções.
Como a moral seria, pois, algo natural ou imposto por um poder dominante político, econômico, religioso e etc.. A moral muda e se desenvolve com as mudanças das diversas sociedades, substituem certos princípios, normas, valores, virtudes e outras características de acordo a modificação de ambiente.
Essas mudanças históricas da moral causam dois problemas importantes: as causas e os fatores que essas mudanças podem deixar no homem e do seu sentido ou direção.
A moral surge quando o homem passa a viver em coletividade numa sociedade ou família, para mostrar seus comportamentos entre si e com os membros da comunidade, e desta relação para que possa comportar de acordo com as normas ou prescrições que o governam.
Essa coletividade