capítulo 10 economia internacional Paul Krugman
Problemas
1. Quais países parecem ter se beneficiado mais com o comercio internacional nas ultimas décadas? Quais políticas esses países parecem ter em comum? Suas experiências tendem a sustentar o argumento da indústria nascente ou contestá-las?
2. “ A experiência japonesa torna o argumento da indústria nascente a favor da proteção melhor que qualquer teoria. No inicio da década 1950, o Japão era uma nação pobre que sobrevivia exportando tecidos e brinquedos. Seu governo protegeu os setores que a principio eram ineficientes, como o do aço e o automobilístico, ambos com custos elevados, e eles passaram a dominar os mercados mundiais.” Explique esse comentário.
3. A Índia e o México seguiram politicas de substituição de importações após a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a Índia progrediu mais, produzindo quase tudo por si, enquanto o México continuou a depender das importçõesde bens de capital. A que se deve essa diferença?
4. Quais foram alguns dos motivos para o declínio da estratégia de industrialização pela substituição de exportação em prol de uma estratégia que promova a abertura do comercio?
1) Os países do Leste Asiático apresentaram elevadas taxas de crescimento nas últimas décadas, sendo que combinando a vantagem do comércio relativamente livre e de uma política econômica não intervencionista ou a eficácia de uma intervenção governamental sofisticada. Como a maioria absoluta desses países se voltou para a exportação, então podemos dizer que eles não se basearam na indústria nascente.
2) A indústria nascente pode trazer bons resultados desde que a atitude protecionista do governo esteja atrelada as falhas de mercado o que impede o desenvolvimento dos setores e afeta negativamente os investimentos. No caso do sucesso do Japão, podemos dizer que a proteção ao setor automobilístico e siderúrgico foi capaz de tornar esses setores competitivos no mercado internacional.
3) Pode-se dizer que a principal diferença está