Captação e Manejo da Agua da Chuva
CAPTAÇÃO E MANEJO DA ÁGUA DE CHUVA
SÃO PAULO
2014
ALINE BURLINA, ALINE CHERMAK, BARBARA FIDELIS, MARCUS VINICIUS.
CAPTAÇÃO E MANEJO DA ÁGUA DE CHUVA
Trabalho apresentado nas disciplinas de Biologia, Geografia e Física supervisionado pelas professoras
Raquel, Simone e Heloisa tendo como objetivo a obtenção de nota para a média bimestral.
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
O grupo vem através deste trabalho trazer informações sobre as águas pluviais, a drenagem urbana, o volume morto entre outros meios para a captação e manejo de água além de apontar soluções para o problema de escassez na atualidade.
DRENAGEM URBANA
Os sistemas de drenagem urbana são sistemas preventivos de inundações, principalmente nas áreas mais baixas das comunidades sujeitas a alagamentos ou marginais aos cursos d’água.
A enchente é um fenômeno natural do regime do rio, e todo rio tem sua área de inundação. As inundações passam a ser um problema para o homem quando ele deixa de respeitar os limites naturais dos rios, ocupando suas áreas marginais.
As inundações urbanas podem ser:
• em áreas ribeirinhas: os rios possuem dois leitos - o leito menor em que a água escoa na maioria do tempo e o leito maior. Este último costuma ser inundado pelo menos uma vez a cada dois anos;
• devido à urbanização: o aumento da densidade de ocupação por edificações e obras de infraestrutura viária resulta em maiores áreas impermeáveis e, como consequência, o incremento das velocidades de escoamento superficial e a redução de recarga do lençol freático.
A recarga do aquífero se processa através das águas de chuva ou pelas águas de um rio, quando este percorre um leito poroso. O aquífero subterrâneo é o responsável pelo abastecimento de toda nascente d’água e a impermeabilização do solo poderá elimina-las e,