Captação de recursos para ampliação de industria química
Em um mundo globalizado favorecendo a chegada de novas empresas, tornando o mercado de produtos e serviços cada vez mais competitivos, faz com que as empresas busquem cada vez mais por alternativas que as mantenham firmes neste mercado.
Na maioria das vezes, a opção escolhida pelos gestores, é a captação de recursos que financiem seus projetos. Visando aumentar a produção, investem na automatização dos processos produtivos, na aquisição de novos equipamentos, ou até mesmo na diversificação dos seus produtos e conseqüentemente na busca por novos mercados e consumidores.
Várias são as formas de se captar recursos dentro do Sistema Financeiro Nacional, podendo este ser feito através do BNDES, das Instituições financeiras, Mercado de capital dentre outras, cabendo à empresa definir qual das opções melhor se aplica a sua necessidade.
Porém, captar recursos não é algo simples, requer uma análise profunda sobre a empresa e o projeto a ser financiado, envolve fatores como: O produto ou serviço oferecido, mercado de atuação, a distribuição logística, qualidade, os custos envolvidos e principalmente a capacidade de gerir lucros. Pois ninguém aplica capital em algo, sem ter a certeza de que este retornará.
Visando demonstrar como ocorre este processo, é que se fez necessário a montagem deste trabalho, que a princípio aponta o cenário de uma empresa de médio porte na tentativa de conseguir um financiamento para ampliação do seu negócio.
Para isso, ela apresenta um projeto de estruturação, apontando onde serão aplicadas as mudanças que farão deste um investimento viável.
CAPÍTULO 1
1.1 Histórico
A Brasquim Indústria Química Brasileira foi fundada em março de 2006, na cidade de Osasco com o objetivo de produzir e comercializar saneantes domissanitários, que são substâncias destinadas à higienização e desinfecção dos ambientes, utilizadas nas indústrias químicas na