Propaganda jogar assessoria de comunicação esportiva
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Faculdade de Comunicação e Artes
Trabalho de Teoria da Comunicação II Lúcia
Alessandra Ribeiro
Aline Pereira
Camilla Gonçalves
Euenia Carolina
A informação e o Newsmaking
O Newsmaking se caracteriza por ser uma hipótese que tem como principio o estudo da cultura dos profissionais de mídia. A teoria investiga os critérios utilizados para a construção da informação, da noticia e a forma como se deve apresentar ou não o conteúdo.
Para se construir uma boa noticia deve-se levar em conta todas as informações que se tem sobre o assunto. È preciso que o profissional saiba interpretar e buscar pontos que possam ser esclarecedores na construção da noticia.
Com base nos textos de Patrick Chareaudeau percebemos que para a informação virar noticia é preciso que sejam selecionados os fatos de acordo com o tempo, a hierarquia e o espaço. Para a construção da noticia deve-se, também, considerar o propósito do que se fala e do que está em questão no ato de comunicação.
As abordagens de Chareaudeau muito se parecem com a hipótese do Newsmaking, pois o principal é saber relatar a noticia com clareza. Para cada informação a um modo para ser relatada – o tom de voz, a forma como está escrita, as imagens que são utilizadas. Os intuitos são diversos, pois podem somente ser passada com a idéia de informar, e também podem provocar, chocar, persuadir, criar opiniões e conceitos. O ambiente da noticia também interfere na forma como ela é retratada.
No texto “O acontecimento como visão social do mundo” Chareaudeau fala que “aquilo de que se fala, na notícia de um desastre de avião, difere de acordo com as pessoas que recebem essa notícia e as circunstâncias nas quais a recebem.” Sendo assim, fica claro que para se informar é preciso levar em consideração o meio em que está inserido e para quem está repassando a noticia.
Com base nas informações colhidas o profissional da comunicação