Memória de estágio
A turma é constituída aproximadamente por 20 alunos, neste dia a turma foi dividida em dois grupos, 13 meninos no primeiro horário das 8h às 10h e sete meninas no segundo horário das 10h às 12h, pois é assim que ocorrem os encontros dos alunos no centro de juventude. Recebemos a primeira turma somente de meninos, achei errado dividi-los, pois vivemos em sociedade, homens e mulheres independentes do sexo, assim causando aos alunos uma exclusão de identidade, pedimos a Diretora se possível, realizar nosso projeto com todos os alunos integrados.
Inicialmente, nos apresentamos ao grupo dando boas vindas, explicando a nossa proposta de estágio, e o que pretendemos trabalhar. A Diretora nos apresentou ao grupo, falando da nossa temática, destacando o sentido das intervenções com valores humanos, ela fez uma pergunta aos meninos: Por que vocês estão sem aula?
Resposta de alguns meninos: por que os professores foram embora, não aguentaram a nossa turma, nós fazíamos muita bagunça, tratavam-nos com falta de educação.
Nesse sentido entendemos que, a formação do sujeito é um processo que se desenvolve ao longo da vida humana, quer seja por meio dos processos de ensino formal, vinculados à escola, quer seja por meio da aprendizagem informal proporcionada pela família, meios de comunicação, comunidade, igreja, etc., ou ainda por meio da aprendizagem não formal, que envolve uma gama variada de experiências e é ministrada nos mais diferentes espaços. Continuando a aula, alguns meninos vestidos com roupas de futebol, nos indagaram; vamos para o pátio jogar futebol professoras? Respondemos que, neste dia não poderíamos ir, pois estávamos nos conhecendo e tínhamos muitas novidades para trabalhar com o grupo, alguns alunos ficaram bravos.
Fala do aluno A: não vou mais vir na aula, vocês só falam que vão nos levar, mas nunca levam.
Em meu ponto de vista, esse é o reflexo da falta de atividades com a turma, estão demonstrando seus sentimentos de uma forma