USO DA ÁGUA EM INDÚSTRIAS
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
FABIANE NUNES GONÇALVES
GISLAINE DANIESKI
LAÍS SCARIOT
TIAGO NUNES
USO DA ÁGUA EM INDÚSTRIAS
CRICIÚMA, MAIO DE 2012.
FABIANE NUNES GONÇALVES
GISLAINE DANIESKI
LAÍS SCARIOT
TIAGO NUNES
USO DA ÁGUA EM INDÚSTRIAS
Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Gestão Ambiental, da 8a.fase do Curso de Engenharia Ambiental, ministrada pelo professor Mário Ricardo.
CRICIÚMA, MAIO DE 2012.
1. Introdução
Em razão das diversas atividades desenvolvidas pelo ser humano, principalmente as aquelas relacionadas a produção de bens de consumo a partir da transformação e do processamento de recursos naturais, as industrias são grandes consumidoras de água. Dependendo do processo industrial, a água pode ser tanto matéria-prima, incorporada no produto final, como um composto auxiliar na preparação de matérias-primas, fluido de transporte, fluido de aquecimento e ou refrigeração ou os processos de limpeza.(Mierzwa et al,2005).
Essas atividades tem grande potencialidade na geração de resíduos e efluentes, o que exige um tratamento especifico para o poluente gerado, como também estudar alternativas para reuso dessa água, a fim de minimizar custo e disponibilidade. Nesse trabalho iremos apontar essas tecnologias de tratar e reusar a água de uma forma mais racional, além de demonstrar o processo da utilização da água na industria.
2. Uso da Água em Indústrias.
Seja por propriedade de solvente universal ou por sua capacidade de trocas térmicas, água apresenta um papel fundamental em praticamente todos os processos indústrias, onde encontra uso em finalidades que variam desde de limpeza de pisos a incorporação aos próprios produtos, passando pela refrigeração, aquecimento, higienização, entre outra aplicações.
Em função de critérios ambientais, econômicos, técnicos ou legais, diversas indústrias já adotam