caps
Colégio Politécnico Florence Matéria: Saúde Mental Profª: Ayandra Freitas Turno: Noturna Turma: V Aluna: Lionália do Socorro Silva de Sousa
Tema
Quais as contribuições que os centros de atenção
Psicossociais trouxeram para as pessoas com transtornos mentais
Poções – BA 10 de Junho de 2014
Introdução
O CAPS se objetiva em atender á população através de um serviço comunitário que cuida de pessoas que sofrem com transtornos mentais, transtornos severos e persistentes.
Os CAPS realizam o acompanhamento clinico e a reinserção social de seus usuários pelo acesso ao trabalho, ao lazer, aos direitos civis, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários.
A implantação dos CAPS nos municípios se da através de critérios que devem ser cumpridos, sendo assim o Ministério da Saúde repassa um incentivo financeiro para a implantação do mesmo.
Como surgiram os CAPS?
O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo: Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. A criação desses CAPS e de tantos outros, com outros nomes e lugares, fez parte de um intenso movimento social, inicialmente de trabalhadores de saúde mental, que buscavam a melhoria da assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátricos, que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais. Nesse contexto, os serviços de saúde mental surgem em vários municípios do país e vão se consolidando como dispositivos eficazes na diminuição de internações e na mudança do modelo assistencial. Os NAPS/CAPS foram criados oficialmente a partir da Portaria GM 224/92 e eram definidos como