Caps Ad
PORTARIA Nº 615, DE 15 DE ABRIL DE 2013.
Dispõe sobre o incentivo financeiro de investimento para construção de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades de Acolhimento, em conformidade com a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O CAPS-AD Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é um serviço específico para o cuidado, e atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
O trabalho é desenvolvido com equipe de profissionais com atendimento integral ao usuário respeitando suas escolhas e incentivando a sua independência como condutor de seu tratamento.
Atende adultos mas também podem atender criança e adolescente com dependência química causada por substancias psicoativas que observadas as orientações do ECA (estatuto da criança e do adolescente)
Oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.
Trabalha para que o paciente exercite sua cidadania, principalmente na garantia de seus direitos, por este motivo são incentivados a participar de associações, conselhos e formação política. Conta com um processo de assembleia geral para este exercício, já com ganhos registrados em ata, sendo reconhecido e respeitado com um processo democrático de inserção social.
Após o acolhimento e a conclusão das avaliações será montado um Plano terapêutico Individual.
Apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu