caps ad alcool
O CAPSad entrou em funcionamento no dia 25 de Junho de 2010. Segundo a pesquisa documental coletada no centro entende-se, que, para a implantação de um CAPSad, é necessário que o município possua uma população entre 70.000 a 200.000 habitantes, o município de Santarém possui atualmente 294.774 habitantes. De acordo com as informações fornecidas pelo próprio CAPSad, o município de Santarém, já possui capacidade populacional para a implantação de um CAPS III e um CAPSi (infanto juvenil), no entanto, essa não é uma realidade do município.
A situação da saúde no município de Santarém não difere da realidade vivenciada nos centros urbanos do país. Apesar das conquistas com a reforma sanitária, Constituição Federal de 88, Leis Orgânicas da Saúde - L.O.S. – 8.080 e 8.142, que oportunizam a participação da população na gestão do SUS, e NOB/SUS-96, que propõe mudança do modelo assistencial hospitalocêntrico e prevê a promoção e a prevenção em saúde, Santarém se ressente pela falta de políticas públicas preventivas e educativas. O cadastro do CAPSad no CENS (Cadastro de Estabelecimento Nacional de Saúde), pode ser facilmente acessado via internet, na página de acesso onde observa-se informações como nome, razão social, logradouro, complemento, bairro entre outras informações. (Anexo 01)
Aqui estão algumas informações fornecidas, pelo CAPSad do município de Santarém - PA, quanto ao projeto de funcionalidade e implementação do mesmo:
O CAPSad apresentou como objetivo geral estruturar a unidade com equipamentos e materiais permanentes, para melhoria das ações desenvolvidas com os usuários do centro, familiares e comunidade da área de abrangência, visando o tratamento, prevenção e redução de danos relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
Como objetivos específicos o Centro apresenta as seguintes colocações, orientar e apoiar usuários e familiares quanto à dependência química como doença e problema de Saúde Pública; implementar as