Caracterização sócio- institucional do centro de atenção psicossocial de álcool e outras drogas – caps ad
1. CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL: CAPS AD 3 2. BIBLIOGRAFIA 11 3. Anexo I: Plano de Estágio I 12 4. Anexo II: Ficha de Supervisão de Campo e Acadêmica 16 5. Anexo III: Ficha de Acompanhamento de Estágio 20 6. Anexo IV: Avaliação de Estágio Curricular Obrigatório I 23 7. Anexo V: Termo de Compromisso para o Intensivo 25 8. Anexo VI: Modelo de Questionário para Plano Terapêutico Singular 28
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO- INSTITUCIONAL DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS – CAPS AD
O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas – CAPS AD – Espaço Renascer foi inaugurado na cidade de Palmeira dos Índios, em 24 de julho de 2006, através de parceria entre Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal da referida cidade.
Essa parceria surgiu mediante a necessidade de tratar o problema da dependência química e os transtornos mentais decorrentes dessa dependência existente neste município de 70.000 habitantes, onde, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, 6% (4.200) destes, apresentam algum tipo de dependência química.
É o segundo CAPS AD do Estado de Alagoas que tem como principal objetivo o atendimento de dependentes de substâncias psicoativas, através de programas sociais que possuem uma proposta terapêutica de reabilitação psicossocial.
Dessa forma o CAPS AD – Espaço Renascer cumpre com o que é determinado pela Portaria nº 336/GM/2002 em seu artigo 1º, § 1º onde afirma que o CAPS deverá “realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes...”
Por trabalhar em uma perspectiva de reabilitação, de recuperação do dependente recebe o nome de “Espaço Renascer”. Um espaço onde o usuário tem a oportunidade de remerção social, dando a si uma nova chance para viver de forma mais digna.
Esses centros, por determinação em lei, podem funcionar independentes de qualquer estrutura hospitalar, desde que possuam sua