CAPP (COMPUTER AIDED PROCESS PLANNING)
O CAPP baseia-se no estudo da peça e especificações de fabricação, identificando peças similares e recorrendo-se a processos já utilizados r resulta em um documento chamado Plano de Processo. O Plano de Processo é a base para se realizar o planejamento da produção e serve como referência à produção propriamentre dita. Considera-se o planejamento do processo como o elo de ligação entre projeto e o planejamento da produção e também o chão-de-fábrica.
COMPUTER AIDED PROCESS PLANNING (CAPP)
CONCEITOS BÁSICOS
As funções do planejamento do processo são selecionar e definir os processos a serem executados em uma peça de maneira econômica, de acordo com as especificações do projeto, verificando as condições de venda (como volume de vendas e prazos). O documento resultante do planejamento do processo, conhecido como plano de processo, é a base para se realizar o planejamento da produção e serve como referência à produção propriamentre dita. Por isso é que se considera o planejamento do processo como o elo de ligação entre projeto e o planejamento da produção e também o chão-de-fábrica.
PLANO DE PROCESSO
O plano de processo é um documento que reúne todas as informações necessárias para transformar o desenho do produto em um produto acabado. Cada empresa tem necessidades diferentes de documentação de processo, conforme a realidade do seu chão-de-fábrica, tanto em termos de equipamentos quanto em termos de pessoal.
Apesar da diversidade de planos de processo existente, pode-se identificar pelo menos dois conjuntos de informações comuns a todos eles:
Plano macro, que determina a seqüência de operações executadas no ambiente fabril, ou seja, especifica a rota pela qual a peça sendo fabricada irá passar. O plano macro é a base para o planejamento e controle da produção.
Detalhamentos das operações, que são informações de apoio ao chão-de-fábrica (intruções e croquis para montagem de máquinas e do ferramental,