Capoeira
JACKSELE CORDEIRO
LARYSSA CORDEIRO
LUANA SÂMILLI
CAPOEIRA
Curitiba
2013
DANYELE CRISTINE
JACKSELE CORDEIRO
LARYSSA CORDEIRO
LUANA SÂMILLI
CAPOEIRA
ntegra
Curitiba
2013
INTRODUÇÃO Ao longo deste trabalho, será discorrido a respeito da Capoeira. Desde como ela surge na África, e a capoeira no Brasil com suas influências africanas, e a capoeira enquanto esporte vista como integração socia e enriquecimento cultural na formação do indivíduo social.
A CAPOEIRA
NA ANGOLA
?
NO BRASIL Ao chegar no Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção ontra a violência e repressão utilizavam o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e suas funções pricnipais eram a manutenção à cultura africana, alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Também ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Dai surgiu o nome da luta. Até 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, sendo considerada violenta e subversiva. Neste ano um importante capoeirista brasileiro, Mestre Bimba, apresenta a luta para o então presidente Getúlio Vargas. Ele gostou tanto, que tornou a capoeira em esporte nacional brasileiro.
TIPOS DE CAPOEIRA
?
SEGMENTOS BÁSICOS A capoeira é considerada como uma prática cultural que se organiza em forma de sistema constituindo- se pelos seguintes elementos: a roda, o toque do berimbau as músicas, a ginga, e os movimentos corporais dos dois estilos (capoeira regional e angolana). Há portanto, uma interdependência, em que os participantes da roda deverão se revesar nestas diferentes funções no decorrer do jogo, ou seja: o capoeirista deverá saber desempenhar todas as formas