Software
FSF – Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) uma organização sem fins lucrativos fundada em 1985 por Richard Stallman tendo como papel principal a liberdade de expressão e não lucro.
Considera-se livre qualquer tipo de programa que possa ser copiado, redistribuído, usado e modificado de acordo com a necessidade de cada usuário, através do código fonte.
VANTAGENS E DESVANTAGENS - Apesar dele ser um programa livre e gratuito, costuma ter interfaces pouco intuitivas, instalações complicadas e estabilidade ruim, características que muitas vezes espantam os usuários.
Código Aberto
Código aberto ou Open Source, criado pela OSI (Open Source Iniciative) trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela FSF compartilhadas também pelo projeto Debian, destacando os benefícios técnicos e econômicos do código fonte aberto e livre ao desenvolvimento.
As distribuições Linux não estariam disponíveis a todos sem o acesso ao código fonte impedindo que os usuários não tenham nenhuma liberdade de redistribuição e modificação do sistema sem o mesmo.
BENEFÍCIOS - permite que mais pessoas vejam o código-fonte e possam corrigi-lo, ele pode se desenvolver mais rapidamente e se tornar melhor. Em comparação com o código proprietário que mantém em segredo código-fonte, que raramente pode ser visto por alguém estranho a empresa ou por trás dele.
BENEFÍCIOS TÉCNICOS - uma maneira pela quais as empresas podem compartilhar custos de desenvolvimento. Por exemplo, Novell e Red Hat são concorrentes, mas ambas desenvolvem muitos dos mesmos programas, partilhando assim os custos de desenvolvimento.
Software como programa de computador[editar | editar código-fonte]
Um programa de computador é composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em um comportamento