Capitães da Areia - Movimento e Espaço
O universo temático amplia-se com a preocupação dos artistas com o destino do Homem e o estar-no-mundo. Ao contrário da sua antecessora, foi construtiva.
Enfoque documental
Retrato da realidade brasileira nua e crua
Regionalismo
Denuncias dos problemas sociais
Foco nas regiões distantes do pais, principalmente Norte e Nordeste e Sul ( com temáticas diferentes)
Incorporação do Cotidiano A Incorporação do Cotidiano, que foi uma das maiores conquistas do Modernismo, ou seja; uma abertura temática sem precedentes, pois, até então, apenas assuntos “sublimes” tinham direito indiscutível ao mundo literário. É o que nos mostra a história desse livro, que vem abrangendo principalmente a situação de vida das pessoas e a condição social, descrevendo então a vida abandonada de crianças e adolescentes : "SOB A LUA, NUM VELHO TRAPICHE ABANDONADO, as crianças dormem". crianças essas que são conhecidas por toda a cidade por praticarem o roubo, envolvendo assim a característica da infância marginalizada:
"Já por várias vezes o nosso jornal, que é sem dúvida o órgão das mais legítimas aspirações da população baiana, tem trazido notícias sobre a atividade criminosa dos Capitães da Areia, nome pelo qual é conhecido o grupo de meninos assaltantes e ladrões que infestam a nossa urbe."
ESPAÇO
A história se passa em Salvador, na década de 1930 retrata a vida urbana da capital baiana, com forte conotação social, com seus típicos habitantes, sua indumentária, seus costumes, a maneira de encarar as vicissitudes, o credo e o folclore baiano, o sincretismo religioso. Não é a elite