Capitulo12 Historia Da Cidade
Alguns dos principais fatos citados por Leonardo Benévolo são:
O aumento populacional nas principais cidades inglesas devido à queda no índice de mortalidade, isto e nasciam mais pessoas do que morriam, fato ate então inédito no país.
Com o aumento populacional, aumentaram-se também as demandas por bens e serviços causando então uma melhoria na qualidade de vida nas diversas classes sociais. Por conta de tal aumento na população ocorreu um superpovoamento das cidades sede da Revolução. O autor dá-nos o exemplo de Londres que no final do século XVIII tinha um milhão de habitantes e já em 1851 chegou a dois milhões e meio.
Com a introdução das estradas de ferro e dos navios a vapor foi possível uma enorme melhoria na mobilidade de pessoas e mercadorias.
Com tantas mudanças ocorrendo em um curto espaço de tempo é natural que tenham por consequências diversos pontos negativos de ordem física e social. Devido ao crescimento rápido das cidades as condições de vida da classe mais baixa foram deixadas de lado, doenças e epidemias se espalhavam, matando e fragilizando a população, o ar das cidades em expansão era praticamente irrespirável, devido a grande quantidade de fumaça expelida pela queima de carvão para as fornalhas.
No âmbito econômico pregava-se a mínima intervenção possível no estado por parte dos governantes. Economistas como Adam Smith pregavam que a iniciativa privada deveria ser capaz de agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental.
A segunda parte do capitulo discorre sobre as razoes do surgimento das periferias nas cidades industriais, os motivos do