O voo da cobra
O presente trabalho tem como objetivo a socialização de alguns capítulos da obra O Voo da Cobra, de autoria de Lucas Izoton Vieira, publicada sua primeira edição no ano de 1998.
O autor de O Voo da Cobra, é empresário do Setor de Confecções e criador da marca de moda COBRA D’AGUA. Formou-se em engenharia e atuou muitos anos nesse setor, na qual foi também professor universitário. Já passou também pelo setor público e hoje é Presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção do Espírito Santo, Diretor da Federação das Indústrias do Espírito Santo e Conselheiro da Confederação Nacional da Indústria. Não bastando, Lucas atua também como Consultor e Instrutor da ONU, responsável pelo treinamento de empreendedores nos países emergentes, como o Brasil.
O Voo da Cobra conta a história do sucesso empreendedor da marca de moda jovem COBRA D’AGUA. A contribuição para o sucesso de novos empreendedores e empresários que queiram iniciar ou expandir seus negócios está explícita, pois desde o inicio da obra o relato de acertos e erros, sucessos e fracassos, convidam o leitor a refletir sobre as dicas.
Dividido em 29 capítulos, o autor relata aos leitores a sua história profissional desde seus primeiros empregos até a criação da sua empresa e o sucesso da marca de moda.
Em cada abertura de capítulo, Vieira traz aos interessados uma frase de pessoas de sucesso, na qual guia a sua “conversa” abrangente no capítulo em questão. Finaliza o mesmo com ícones que instigam o leitor a refletir e agir, conforme sua vontade e seu espírito empreendedor.
Conforme Lucas (2009, p.4):
[...] O Voo da Cobra não foi escrito para exaltar as qualidades de craque fora de série do autor [...] como também não há registros em nenhum dos 29 capítulos de O voo da Cobra de nenhum golpe de sorte ou fato excepcional, fruto do acaso ou de lampejo de genialidade para explicar o sucesso [...] Sempre avesso ao improviso e à desorganização, Lucas mostra no O Voo da Cobra que as