TRABALHO ECONOMIA 1
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL - CESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA – DCSFIL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FÁBIO SILVA DE AMORIM
TEORIA MALTHUSIANA
THOMAS ROBERT MALTHUS
Bacabal
2014
A Teoria Malthusiana ou Malthusianismo foi criada por Tomas Robert Malthus (1766-1834), economista, estatístico e demógrafo inglês. Ela relaciona o crescimento populacional com a produção de alimentos. Malthus afirmava que o crescimento populacional acontecia em progressão geométrica e, que a produção de alimentos se dava em progressão aritmética.
De acordo com a Teoria Malthusiana, esta situação não era boa para o futuro da humanidade, pois, com o passar dos anos haveria mais pessoas do que a quantidade de alimentos necessários que a terra poderia produzir para a sobrevivência da humanidade.
Com base em sua teoria, Malthus concluiu que inevitavelmente a fome seria uma realidade caso não houvesse um controle imediato da natalidade. Com isso, afirma que os desastres naturais, a fome, doenças e guerras seriam as melhores alternativas capazes de conter o crescimento da população.
Malthus expôs a sua teoria em duas obras que deixaram claras as suas perspectivas pessimistas: "Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M.Condorcet e outros escritores" (1798) e "Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona" (1803).
Neste artigo vamos abordar as os aspectos que levaram Malthus a fazer as suas conclusões, entenderemos os parâmetros utilizados por ele para as suas previsões e analisaremos os pontos positivos e negativos da sua teoria. Também entenderemos o momento ao qual Malthus estava vivendo e como isto influenciou