TRABALHO DE ECONOMIA 1
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA-PI
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E POLITICA AGRÍCOLA
CURSO: BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: ECONOMIA RURAL PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CARGA HORÁRIA: 60H/AULA BLOCO: II (2015/1)
ORIENTADOR: DEOLINDO MACHADO AGUIAR
ECONOMIA: definições, origem economia rural e setores
TERESINA – PI, MARÇO DE 2015.
ANDREIA ARAUJO VIEIRA
ALDAYNNI PRISCILLA MOURÃO
FRANCISCA LEILA ARAÚJO DOS SANTOS
KEITH MARRONE DA SILVA BARBOSA
LYLIA BORGES
LUCIANA
THAMARA JORDANA DE AQUINO CASTELO BRANCO BRANDÃO
ECONOMIA: definições, origem economia rural e setores
Resumo apresentado ao curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí-UFPI como exigência da disciplina: Economia Rural para Ciências Agrárias tendo como orientador o Professor Doutor: Deolindo Machado Aguiar.
TERESINA – PI, MARÇO DE 2015.
APRESENTAÇÃO
A economia está inserida em diversos lugares, setores e espaços, sendo uma ciência multicultural que sempre envolve muitos juízos de valor. Para conhecermos e aprofundarmos mais sobre está área de conhecimento, iremos apresentar e comentar um pouco sobre suas definições, origem, história, setores que abrangem está área, e economia rural.
INTRODUÇÃO
Economia
Definições e origem:
É uma ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos escassos e os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. Etimologicamente, a palavra “economia” vem dos termos gregos oikos (casa) e nomos (norma, lei), e pode ser compreendida como “administração da casa, ou seja, do lar”. Resumindo, podemos dizer que ela estuda a maneira como se administram os recursos escassos (dinheiro, capacidade de trabalho, energia, etc.) com o objetivo de produzir bens e serviços, e como distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade. No sentido figurado, economia significa moderação, controle, poupança, é a