A POSTURA TICA DOS PROFISSIONAIS FRENTE CONCEP O DE ESTADO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 105
REFERÊNCIAS 118
1 INTRODUÇÃO
Virtudes profissionais são indispensáveis, sem as quais não se consegue a realização de um exercício ético competente, seja qual for à natureza do serviço prestado. Na vida profissional, a conduta do profissional faz toda a diferença. O profissional deve ter as suas ações baseadas na ética, além de possuir o conhecimento e fazer uso do código de ética de sua profissão. Os princípios éticos são aqueles princípios básicos que definem o comportamento de todos os seres humanos e transpassa por todos os ramos de atividade como: na política, nos negócios, nas relações interpessoais, entre outros. Os atos de cada um são uma escolha pessoal e a forma como cada um age depende de si próprio. Vivemos em uma sociedade, convivemos com outras pessoas (grupos), portanto, cabe pensar sobre as seguintes perguntas: como devo agir perante os outros? Como pensar em ser ético em uma sociedade onde a ética é cada vez menos valorizada? Ou ainda, como deve ser a postura ética frente à concepção de estado? É sobre isso que abordaremos.
2 DESENVOLVIMENTO
Quando se fala em ética, a primeira pergunta que a maioria das pessoas faz é: o que é uma pessoa ética? Todo procedimento possui um caráter ético, o qual deve estar fundamentado na consciência de um ser livre e autônomo. Para Aristóteles “a ética sustenta as virtudes como: a justiça, a caridade e a generosidade. São disposições para agir de forma a beneficiar tanto a pessoa quanto a sociedade em que ela vive”.
Pois, a ética concede às profissões, um caminho orientador para a intervenção profissional, sob determinada ótica e em consonância com determinados valores. Aponta uma direção social e política, que não há valores éticos de neutralidade, não comporta omissões, tem um posicionamento de valor, uma direção social bem definida em prol da liberdade do ser