capitulo 5
1- O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas ao planejamento formal nas organizações? Função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram coordenam suas atividades. Com o dinamismo ambiental que caracteriza as empresas modernas, a importância do planejamento torna-se mais evidente. As organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia etc. As principais criticas ao planejamento formal são: não respondem adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico, cria rigidez e restringe a flexibilidade organizacional, inibe a criatividade a inovação e a ousadia.
2- Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Já os planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos.
No caso da fusão da insinuante com a Ricardo eletro, depois de se consolidarem como as maiores redes de varejistas do nordeste e de minas gerais, respectivamente, as duas companhias definiram objetivos mais ousados: estava na hora de conquistar o Brasil inteiro. Para conquistar este propósito os planos traçados forma de aquisição de redes regionais menor porte.
Os principais tipos de planos podem ser classificados como
Abrangência: Foco em estratégia, tático e operacional.
Horizonte temporal: Foco em longo prazo, médio prazo e curto prazo.
Especificidade: Foco em Gerais e específicos
Permanência: Foco em permanentes e temporários.
3- Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem