Capitulo 2 corrigido
2.1-Higiene Ocupacional: AIHA – “Ciência que trata da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos originados nos locais de trabalho e que podem prejudicar a saúde e o bem estar dos trabalhadores, tendo em vista também o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente”.
2.2 Antecipação: São considerados os riscos ambientais que poderão ocorrer nos ambientes de trabalho, visando à introdução de sistemas de controle durante as fases de projeto, instalação, ampliação, modificação ou substituição de equipamentos ou processos.
2.3 Reconhecimento: Identificar os riscos ambientais que podem influenciar a saúde dos trabalhadores. Nesta fase torna-se necessário um estudo sobre matéria prima, produtos e subprodutos, métodos e procedimento de rotina, processos produtivos, instalações e equipamentos existentes. É a primeira avaliação qualitativa do ambiente de trabalho
2.4 Avaliação: E a fase da avaliação quantitativa dos ricos ambientais através de medições de curto ou longo prazo nos ambientes de trabalho e comparação com os limites de tolerância. As avaliações devem ser realizadas após a elaboração de estratégias de amostragem que devem estar de acordo com as técnicas de avaliação e análise selecionadas.
2.5 Controle: Processo preventivo que objetiva estudar e recomendar as medidas necessárias e suficientes para eliminar a exposição ou reduzi-la a um nível cientificamente aceito, essa etapa final da higiene ocupacional, seu objetivo é eliminar, minimizar ou controlar os riscos ambientais.
2.6 Doenças ocupacionais: são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido.
2.7 Grupo Homogêneo de Exposição (GHE): Corresponde a um grupo de trabalhadores que experimentam exposição semelhante, de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de qualquer trabalhador do grupo seja representativo da exposição do