capitulo 12
Capítulo 03 - Administração Científica 2
CAPÍTULO 04 – TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 14
CAPÍTULO 05 – TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 22
CAPÍTULO 11 – MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO 25
Capitulo 12
TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Origens da Teoria Estruturalista
As origens da Teoria Estruturalista na Administração foram às seguintes:
1-A oposição entre a Teoria Tradicional e Teoria das Relações Humanas- incompatíveis entre si – tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa
2-A necessidade de visualizar “a organização como uma unidade social grande e complexa onde interagem grupos sociais” que compartilham alguns dos objetivos da organização, mais que podem incompatibilizar com outros.
3- A influencia do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão nos estudos das organizações. O estruturalismo teve forte influencia na filosofia, na psicologia na Antropologia na matemática.
4- Novo conceito de estrutura. O conceito de estrutura é bastante antigo.Heráclito, nos primórdios da historia da filosofia concebia o “logos” como uma unidade estrutural que domina o fluxo ininterrupto do devir e o torna inteligível.A mesma estrutura pode ser apontada em diferentes áreas.
A Sociedade de Organizações
As organizações passaram por um processo de desenvolvimento ao longo de quatro etapas, a saber:
1- Etapa da natural é a etapa inicial, na qual os fatores naturais, os elementos da natureza, constituem a base única de subsistência da humanidade.
2- Etapa do trabalho. Os elementos da natureza passam a ser transformados por de trabalho, que conquista rapidamente o primeiro plano entre os elementos que concorrem para a vida da humanidade.
3- Etapa do capital é a etapa na qual o capital prepondera sobre a natureza