Capitulo 11 Livro Sobral
O processo de administração de RH consiste em um conjunto de nove atividades básicas que tem como objetivo atrair pessoas competentes, desenvolver seu potencial e mantê-las comprometidas com a organização durante muito tempo.
Para que isso aconteça a empresa tem que planejar, recrutar, orientar, treinar, avaliar, remunerar, promover e quando necessário demitir os que não estão comprometidos ou não estão aptos para realizar as funções.
O processo começa com a identificação e a atração de trabalhadores competentes, para isso a organização precisa planejar as necessidades de RH e depois realizar o recrutamento e seleção das pessoas com as habilidades necessárias. Uma vez identificados e selecionados eles deverão ser submetidos a um processo de orientação e treinamento, que visa capacita-los para sua função. Periodicamente a empresa deve realizar avaliação de desempenho dos funcionários para assim promover promoções, transferências e ate mesmo o desligamento. O resultado final do processo de RH é a manutenção de empregados motivados, comprometidos e capazes de sustentar um ótimo desempenho e conduzir a organização ao sucesso.
Analise de cargos é constituída nas organizações visando responder as necessidades de se conhecer o conteúdo do trabalho e as características das pessoas que devem ser contratadas para determinados cargos. Com base nos dados exigidos pela organização é desenvolvido a descrição e a especificação dos cargos, que darão suporte ao processo de recrutamento e seleção.
- Descrição de Cargos: contem a descrição das tarefas, deveres e responsabilidades essências que estão envolvidas no desempenho da função.
- Especificação de Trabalho: contem as competências, os conhecimentos, habilidades entre outras características necessárias para o desempenho do cargo.
A analise de cargos ajuda as organizações a recrutar as pessoas certas. Alguns métodos utilizados para a coleta de