Capitulo 1
“Pois o radio transformava a vida dos pobres, sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como fizera nada antes. Trazia o mundo a sua sala . Daí em diante os mais solitários ao ficavam mais inteiramente sós. E toda gama do que podia ser dito , cantado ,tocado ou de outro modo expresso em som estava agora estava ao alcance deles.” (HOBSBAWM,2008, p.194); As palavras de “Hobs” fornece o ponto de início para discussão neste capitulo uma vez que ressalta a importância da presença do sistema de radio transmissão no cotidiano das classes menos favorecidas .
O radio nasceu logo após a invenção fonógrafo e do disco já na dec. De 60 em meio ao período que vai do final de sec.XIX e inicio de sec. XX caracterizado pelas mudanças o meio de vida social, política e econômica, surgimento de novas ciências e avanços tecnológicos tanto na aérea industrial como no campo das comunicações. Caso seguir - se o discurso de modo direto de quem foi o responsável pela invenção do radio, o mérito seria do engenheiro eletrônico italiano Guglielmo Marconi em 1896, inventor do radio de ondas curtas com base na descoberta das ondas eletromagnéticas pelo físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894). Mas o sistema de radio transmissão como todo conhecido atualmente teve a participação de uma serie de contribuintes especialistas aérea da física e eletro eletrônica a exemplo de Aleksander Stepanovitch Popov, Oliver Joseph Ludger e Henry Bradwardine Jackson , responsáveis pelas primeiras transmissões de radio em ondas curtas entre 1895 e 1896 .
A Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, União Soviética, Canadá, Chile, Dinamarca e Brasil a partir da década de 1920, já haviam obtidos e construídos transmissores de rádio . Na America Latina, A Radio Argentina se inaugura instalada no Teatro Coliseo de Buenos Aires com a transmissões de programas culturais e entretenimento.
Em 1901 O inventor brasileiro, padre Roberto Landell de Moura construiu e patenteou no Brasil, 1904 nos EUA