Indique uma a o leitora que demonstra o papel ativo e n o passivo do leitor
Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
A leitura é um processo ativo. Ela não depende apenas da palavra, mas do contexto em que esta inserida. É com ele (contexto), e não com a palavra em si que negociamos os significados. Diante de uma dada palavra, somamos as intenções do outro – o interlocutor – às nossas intenções e, somente então produzimos significado.
Por isso não poderíamos dizer que do leitor não se espera nada. Espera-se, em primeiro lugar uma preparação que podemos chamar de pré-leitura.
Pré-leitura
É o momento em que nós ativamos o conhecimento que já temos sobre o assunto do texto antes de lê-lo. Ela envolve a experiência do leitor com outros textos ou situações vivenciadas no dia a dia.
É possível, em uma aula, por exemplo, ler o titulo do texto e discutir sobre as possíveis ideias que o texto trará.
Após aguçar a curiosidades dos alunos com a pré-leitura, passamos para a leitura propriamente dita.
Leitura
Inicia-se a compreensão do texto, a identificação do assunto. É preciso que exista uma interação AUTOR-TEXTO-LEITOR, para, através das estratégias de leitura, construirmos um sentido para o texto.
Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão, (Duffy & Cols., 1987; Brown, 1994; Pellegrini, 1996; Kopke, 2001).
Listamos abaixo algumas dessas estratégias:
• Seleção cognitiva: síntese das ideias principais.
• Estratégia de inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência á aquilo que lemos, mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio