Capitação e desenvolvimento
INTRODUÇAO
Nos tempos atuais as organizações passaram a enfrentar dura concorrência, não só em relação à grande demanda de produção, mas também pela busca de funcionários capacitados. Porém, tais transformações pedem algumas medidas que devem ser tomadas dentro de cada organização, para que assim a empresa possa estar se destacando no mercado.
As pessoas que atuam nestas organizações são o foco deste estudo, pois o colaborador passa a ter maior importância quanto ao sucesso ou fracasso da empresa, para isto é necessário todo um cuidado no que se refere aos processos de Capacitação e Desenvolvimento. Assim, esta pesquisa trata dos processos de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos. A importância desse subsistema dentro da organização deve-se a oportunidade de desenvolvimento das pessoas em todos os níveis da empresa, que podem evolui mais rapidamente seus conhecimentos e habilidades.
Empresas que investem em capacitação e desenvolvimento de recursos humanos, aos seus colaboradores conseguem atingir de maneira mais eficiente e eficaz os objetivos estabelecidos. Tal entendimento está coerente com Hoyler (1970) apud Chiavenato (2009, p. 42), que considera o treinamento “um investimento empresarial destinado a capacitar uma equipe de trabalho a reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e realizações propostas”.
Para uma melhor compreensão deste tema, este artigo é guiado pela seguinte questão de pesquisa: Como os processos de capacitação e Desenvolvimento de Recursos ocorrem na empresa alfa. Para responder a esta questão, é realizado um Estudo de Caso (YIN, 2001) em uma empresa de médio porte. O processo de treinamento analisado neste artigo ocorre na mesma empresa. Este estudo se faz importante devido à maneira intencional de orientar e possibilitar a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições, através de