Informatica
Fácil
Fazer o programa em Portugol e o fluxograma para os exercícios abaixo. 1) Faça um programa que receba um valor que é o valor pago, um segundo valor que é o preço do produto e retorne o troco a ser dado.
2) Faça um programa que receba o valor do quilo de um produto e a quantidade de uilos do produto consumida calculando o valor final a ser pago.
Difícil
Explicação:
1. PROBLEMAS ALGORÍTMICOS
Segundo Gardner (1990), os problemas podem ser classificados em seis categorias: combinatórios, geométricos, numéricos, lógicos, processuais e verbais, podendo haver sobreposições entre as categorias. Neste curso, os problemas são do tipo processual, ou seja, que possuem solução algorítmica, como em uma receita de bolo. Segundo as Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática (MEC/SESu/CEEInf, 2006), “um algoritmo é um método abstrato mas bem definido para resolução de um problema em tempo finito”.
O uso de algoritmos é anterior à própria palavra, originada do sobrenome de um matemático persa do século IX, Al-Khwarizmi, que teve sua obra sobre o sistema de numeração decimal (indiano) publicado no Ocidente no século XII (http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo). Como exemplo de algoritmos, temos:
• Dividir um número inteiro por outro
• Soma de frações
• Máximo Divisor Comum (MDC) de dois números inteiros (Euclides)
• Decomposição de números inteiros em fatores primos (Fatoração)
1.1. Baixa produtividade
Uma estória que ilustra o que são os algoritmos e como eles podem ser mais, ou menos, eficientes é a de um pintor que foi contratado para pintar uma faixa contínua em uma estrada. Passados alguns dias, o supervisor chama o pintor e diz que a produtividade dela tem diminuído muito, pois no 1º dia ela pintou 120 metros de faixa, no 2º pintou 60, no 3º, 45 e foi sempre diminuindo. O pintor respondeu:
– Eu não estou trabalhando menos. A lata de tinta é que está cada vez mais longe.
Moral da