Capitania de Pernambuco
Capitania do Brasil Colonial (1534 - 1815)
Capitania do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815 - 1821)
1534 – 1821 →
Bandeira
Brasão
A Capitania de Pernambuco abrangia os atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e a porção ocidental da Bahia, chegando ao noroeste mineiro e nordeste goiano. Pernambuco foi a Capitania mais rica do Brasil Colônia.
Continente
América do Sul
Região
Nordeste
Capital
Recife
Língua oficial
Português
Religião
Catolicismo
Governo
Monarquia absoluta
Governador
• 1534 - 1554
Duarte Coelho Pereira (Primeiro)
• 1817 - 1821
Luís do Rego Barreto (Último)
História • 10 de março de 1534
Criação da Capitania • 28 de fevereiro de 1821
Mudança de Capitania para Província
Moeda
Réis
.
A Capitania de Pernambuco foi uma das subdivisões do território brasileiro no período colonial. Abrangia os territórios dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e a porção ocidental da Bahia, possuindo, deste modo, fronteira ao sul/sudoeste com Minas Gerais (o extremo noroeste de Minas era a parte final da comarca do São Francisco: a capitania/província de Pernambuco avançava um pouco mais adentro do território norte/noroeste-mineiro do que a Bahia).
À época do Brasil Colônia, as únicas capitanias que prosperaram foram esta de Pernambuco (durante séculos); e a de São Vicente (somente em efêmeras décadas da metade do século XVI, quando perdeu competitividade diante de capitanias recém-conquistadas aos franceses tais como a da Paraíba e Rio Grande do Norte, cujo frete era muito mais competitivo por estar bem mais próximo dos portos da Europa); graças ao cultivo de cana-de-açúcar.
No início do século XVII, a Capitania de Pernambuco chegou a atingir o posto de maior e mais rica área de produção de açúcar do mundo.1
História
De acordo com a Carta de Doação passada por