Capitalismo
O Capitalismo é entendido como um sistema econômico que vigorou no início do mercantilismo, em meados do século XVI. Tendo como objetivo principal o lucro proveniente da produção e distribuição de investimentos. Divide-se em 3 fases.
O Capitalismo Comercial ocorreu durante o fim do séc. XV até séc. XVIII. Aconteceu durante o período de expansão marítima, quando as potências da Europa Ocidental foram em busca de novas rotas de comércio para as índias. O objetivo era acabar com a hegemonia da Itália. Houve também a escravização e o genocídio de milhões de nativos, praticamente tudo era comercializado e as mercadorias eram produzidas de forma artesanal. O acúmulo de capitais era conseguido através das trocas e ficou principalmente nas mãos da burguesia. O poder de um país era medido pela quantidade de metais preciosos que acumulava.
O Capitalismo Industrial ficou marcado pela 1ª Revolução Industrial que provocou a transformação da sociedade, economia, política e cultura. Passou-se a utilizar máquinas a carvão mineral. Houve um aumento significativo da produção de bens e consequentemente o aumento do lucro. Aconteceu também a expansão dos meios de transportes terrestres e marítimos. O lucro vinha a partir da produção de mercadorias e a exploração capitalista, que foi nomeada por Karl Marx de Mais valia, onde todo produto ou serviço tinha um valor a mais que não era repassado a quem o produziu. Nesta fase o regime assalariado foi o mais utilizado. A principal doutrina econômica utilizada foi o Liberalismo, no qual o Estado não interferia no comércio.
No Capitalismo financeiro aconteceu a divisão do trabalho e a fabricação em série que provocam um aumento da produtividade e da capacidade de produção, caracterizando a 2ª Revolução Industrial. Havendo uma concentração e centralização de capitais. A concorrência favoreceu as grandes empresas, provocando fusões e incorporações, surgindo monopólios.
Foram introduzidas novas tecnologias e novas fontes de