Capitalismo
PONTA GROSSA
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado o tema Capitalismo, especificamente a produção capitalista e suas características, ideias de exploração do trabalho e a ideia do capitalismo.
Durante a idade Média para Idade Moderna o capitalismo teve sua origem. Na Europa nos séculos XIII e XIV com o renascimento urbano e comercial, iniciou uma nova classe social: a burguesia, que através de atividades comerciais esta classe buscava o lucro. Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.
Este trabalho teve como objetivo mostrar brevemente um pouco sobre capitalismo, identificar suas principais características, tendo em vista que atualmente a população mundial sofre as consequências da interferência deste modelo na concepção da sociedade.
CAPITALISMO
Neste capítulo serão abordadas abaixo as fases principais do Capitalismo para melhor compreensão do tema.
PRIMEIRA FASE: CAPITALISMO COMERCIAL OU PRÉ-CAPITALISMO Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Iniciam-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Europeias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, vão começar um ciclo de exploração, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acúmulo de capital. Neste contexto, podemos identificar as seguintes características