capitalismo
1.1 CAPITALISMO X SOCIALISMO
Capitalismo e Socialismo. Dois sistemas econômicos com características tão antagônicas que são usados como opostos um do outro.
Afinal, o que é um sistema econômico? Pode ser definido como um sistema com um conjunto de regras que irão reger a economia de algum local. Apesar de o nome ser sistema ECONÔMICO, este interfere não apenas na economia mas também na política e até na cultura de um povo. Todos sabem que o sistema econômico predominante em nosso mundo é o Capitalismo, mas nem sempre foi esse. Em ordem foram: Primitivismo, Escravismo ( não o de escravos negros mas o de escravos de guerra e de dívida), Feudalismo e por fim o Capitalismo.
Aí surge Karl Marx. Ele observa o quanto o Capitalismo pode ser ruim e através de seus estudos ergue o projeto de um novo sistema econômico: o Socialismo, totalmente contrário ao Capitalismo. O foco do Socialismo não é o lucro e sim a sociedade como expressa seu nome. O Socialismo teve vários tipos: O Utópico - pregava uma sociedade perfeita, sem desigualdades sociais e por isso mesmo recebeu o nome de Utópico (utopia é sinônimo de sonho, algo que dificilmente irá acontecer). O Socialismo defendido por Karl Marx era o Socialismo Científico- que pregava a socialização dos meios de produção (ou seja, não haveria empresas com donos, tudo era de todos), pregava a luta de classes (o povo iria fazer de tudo para obter seus direitos e o governo seria apenas para obedecer ao povo).
2 CAPITALISMO
2.1 SIGNIFICADO E ORIGEM
CAPITALISMO, sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária.